quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É COMPOSTAGEM?


          Em praticamente todas as cidades do Brasil, as pessoas aprenderam a jogar fora os restos orgânicos da casa sem a menor preocupação. Esses materiais são responsáveis pelo péssimo odor produzido no lixo e consequentemente pelo seu acúmulo de animais e insetos. Mas de uma forma geral, as pessoas são pouco orientadas e nesse caso não imaginariam que o lixo orgânico de sua casa, pode-se ter muito valor.

         Graças a um processo chamado compostagem, os restos de comida, cascas de frutas, papéis muito úmidos, grama, restos de folhagens, pó de café e estrume de animais domésticos, podem virar adubo na sua casa. O mais importante de todo esse processo é só um pouquinho de boa vontade e seu lixo nunca mais ficará com mal cheiro e você não precisará gastar dinheiro comprando adubos artificiais. 


        Esse processo de reciclagem de materiais orgânicos, chamado de compostagem permite a você, que possui em casa um pequeno espaço de terra, ou se no seu prédio existir um pequeno reservado para esse cuidado, que além de ajudar a salvar a natureza, a melhorar as condições de trabalho de catadores de lixo, você possa ter adubo sem muito esforço e custo. Esse adubo, servirá para as suas plantas, suas flores, folhagens e mini hortas. 


          VEJA AGORA ALGUNS MOTIVOS PARA SE FAZER A COMPOSTAGEM:


          > O adubo orgânico vai deixar as suas plantas mais fortes e saudáveis.

          > O resto orgânico de lixo, contribui muito para a poluição do solo e para a contaminação de mananciais de água e do lençol freático. Cuidando de seu lixo você fará a sua contribuição para preservar o meio ambiente.

          > O odor mal cheiroso do lixo de sua casa e dos lixões é produzido por um processo de fermentação anaeróbico, onde por causa de grande acúmulo de material orgânico e por falta de oxigênio, gera-se essa decomposição química.

          > O acúmulo de ratos, baratas, moscas, mosquitos e outros animais ou insetos, é resultante de material orgânico, onde estes são atraídos por comida fácil.

          > Muitas doenças se proliferam e se criam no acúmulo de lixo em decomposição.
Agora que já temos muitas razões para fazer o processo de compostagem, veja como é fácil e rápido cuidar dos nossos restos alimentícios e de nossos descartes.

          Escolha um local de mais ou menos 1 x 1 m no seu quintal, onde haja contato com o solo (não deve ser sobre um piso ou laje). Primeiro coloque os materiais mais secos, como pão velho, pó de café, galhos de árvores e folhas secas, deixando assim uma camada considerável de mais ou menos 10 cm. Depois você pode colocar materiais úmidos, como restos de legumes, frutas, estrume e papel molhado. Essa camada deve ser controlada na espessura. Necessita apenas de um cuidado especial com o fechamento (última camada), que deve ser de material mais seco. Esse cuidado se deve devido a possível presença de uma mosca (Drosophila) que transmite (algumas doenças) e também por causa do mal cheiro.

     Esteticamente falamos agora, que esse local onde você escolheu para fazer a sua compostagem, para visitas, deve ser estratégico. Isso é por conta da falta de informação a respeito da consciência ambiental que eles venham possuir. É aconselhável que se faça uma caixa de madeira, ou simplesmente ponha uma tela fina em torno da pilha de compostagem. Melhorando o aspecto, estará melhorando a aceitação, por parte daqueles que não entendem o porquê de você separar e cuidar dos seus resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário